Correio Popular Notícia


BENEFICENTE
Ji-Paraná sedia Festival de Flores de Holambra

Data da notícia: 22/01/2013
Foto:

>O evento gratuito, disponibilizará diversas espécies de flores e plantas das exóticas até as medicinais

(Josias Brito) Em parceria com Holambra, conhecida como a cidade das flores, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal de Ji-Paraná, Núcleo Estrela Guia, promove a 5ª Edição do Festival das Flores de Holambra. O evento que contará com a exposição de mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais, será aberto na sexta-feira (25) e se encerra no próximo dia 3 de fevereiro, no Ginásio de Esporte Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão?. O festival é aberto ao público e funciona das 9h às 21h.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130122-151.jpg[/IMG] Segundo o diretor do Departamento Beneficente do Centro Espírita União do Vegetal, Brás Fernandes da Silva, a população ji-paranaense tem comparecido em massa, em todos os festivais e aproveitado a ocasião para renovar o visual de seus jardins. Arquitetos e paisagistas também têm uma ótima oportunidade para viabilizar seus projetos, graças aos variados tipos de folhagens e plantas adequadas à decoração de ambiente e exteriores. Por essas e outras, o Festival de Flores de Holambra já está incorporado ao calendário cultural do município.
O diretor explica ainda que a cooperativa de produtores de flores de Holambra disponibiliza as espécies de flores e plantas ornamentais, e o Centro Espírita monta a estrutura, e recebe 20% da arrecadação com as vendas durante o festival. ?Além de custear a realização do festival, esses 20% que recebemos é aplicado em projetos realizados por nossa instituição?, comenta.
Para a exposição, serão montados estandes nos quais os visitantes podem conhecer as formas de cultivo e os cuidados para manter as espécies, além de ser um evento cultural e familiar que ao mesmo tempo reúne a beleza e a boa energia das flores. Na opinião da assistente social Francisca de Araújo, o Festival de Flores de Holambra é importante, pois contribui para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da diversidade das plantas. "É sempre agradável estar aqui porque nós aprendemos e conhecemos um pouco mais, além de ser uma terapia", afirmou.
A estimativa é de que o evento receba cerca de seis mil pessoas durante os nove dias de feira e que sejam vendidas mais de 30 mil mudas. O Festival de Flores estará localizado no Ginásio Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão?, centro de Ji-Paraná, funcionando das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita e as plantas e flores serão vendidas a preços populares. Parte da verba arrecada será destinada para o Cebudv (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em Ji-Paraná).

ESPÉCIES ? Brás Fernandes disse que quem for ao festival poderá conferir a variedade de espécies em exposição como: violetas, rosas, bromélias, samambaias, cactos, lírios, tulipas e jasmins. Algumas plantas exóticas, carnívoras, bonsais, orquídeas begônias e lisianthus, também estarão no evento. Além das plantas medicinais, aromáticas e temperos.
O Festival de Flores de Holambra em Ji-Paraná teve inicio em janeiro de 2009, com a duração de sete dias. Surgiu por uma necessidade de angariar recursos para obras assistencial do Cebudv. Neste primeiro ano de realização, disse Brás Filho, obtiveram um resultado positivo, quanto a parceria com empresas locais auxiliaram na cobertura dos custos.
Neste ano, a União do Vegetal espera a presença de um público consumidor maior e, com o evento consolidado, manter a data fixa no calendário ji-paranaense. ?Com este evento, estamos oferecendo mais uma oportunidade de congraçamento entre as pessoas, além do deleite da apreciação de belas flores, folhagens e mudas de árvores nativas e exóticas?, concluiu Brás Fernandes.

Fonte:






Noticia vista 1784 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.